domingo, 1 de janeiro de 2017

Segunda-feira chegou!

Unknown





Ano novo chegou e com ele aquela promessa que toda a virada do ano você faz. 

-Vou emagrecer. 
-Vou perder X quilos este ano. 
-Vou ser mais fitness. 

E bla bla bla. Aquela promessa que não passa disso, que não existe um clic na pessoa para fazer acontecer. Ou melhor que a pessoa não faz acontecer. Continua a fazer os mesmos erros alimentares, a alimentar-se mal e não praticar exercício físico. Se não houver mudança de hábitos alimentares não tem milagres. 
Nesta altura –ou melhor, em Janeiro, data que o blog terá a primeira postagem – eu estarei no 3° mês ou a completar os 3 meses de reeducação alimentar.  
Eu decidi criar este blog, o canal no youtube que poderão ver e se inscrever aqui e seguir no Instagram aqui para compartilhar os meu erros e acertos. Também para registrar o meu progresso e ter vergonha na cara e emagrecer de vez. Cuidar de mim, olhar para mim. Parar de me ocupar dos outros e pensar mais em mim e no que acontece comigo.  
Se já vasculharam um pouco o blog, saberão um pouco do que ele se trata ou ira tratar –na  FAQ  que poderão ler essas perguntas/respostas aqui, quem quiser claro –como já deu para perceber é sobre emagrecimento. 
Mas vou falar um pouco mais neste post. Eu sei perfeitamente aquilo que eu faço errado. O que é? Eu simplesmente cometo o erro de estar muitas horas sem comer. Chego ao ponto de apenas almoçar e jantar ou apenas jantar. Mas não eu não como tudo o que vem pela frente. Eu tenho picos de querer ou não comer. Já me dei conta que quando estou nervosa eu como o que tiver mesmo, não que eu tenho "vontade" de comer aquilo. Perceberam?  
No inicio (quando não estava nada atenta mesmo) eu comia e não me apercebia. Até que fizeram o comentário.  
  • O que é que tu tens? Ora comes doce ora salgado. 
É minha gente, e eu dei-me conta. Uma vez estava nervosa/ansiosa e reparei nisso. Ora eu comia algo doce, ora algo salgado. Doce – salgado –doce- salgado. Nessa proporção mesmo. Exemplo: Um croissant, um rissol e por ia. Até que eu mesma me perguntei, o que se estava a passar comigo.  
Hoje depois de uma sessão que não vou conseguir traduzir para o português, mas tem a ver com a técnica do PNL nunca mais fiz isso. Mas a verdade é que algo ainda não está bem comigo. Eu precisaria de mais acompanhamento.  No momento não estou a fazer nem vou fazer tão cedo. Irei fazer uns exercícios aqui em casa, que contarei aqui no blog e assim ajudar/ inspirar outras pessoas. 
Esse acompanhamento de uns 3 meses mais coisa menos coisa fiz com uma profissional da área, durante uma formação que eu fiz para encontrar emprego. Falei que algo me estava a bloquear e ela me disse que além de da formação para encontrar emprego (ela é formada em recursos humanos) também é coach. E foi que fiz uma sessões com ela. Conseguimos encontrar um ou outro ponto que me bloqueia, mas pensa que é fácil sair da zona de conforto e falar de certas coisas? Tinha sessões que eu queria sair logo dali, não queria falar, não queria dizer nada. Mas eu sabia que era pelo meu bem. Mas custou e muito. Houve 2 vezes que "levei nas orelhas" porque eu não quis – na verdade eu não consegui reagir –fazer/ falar / responder a um exercício.  
Na verdade foram 2. Um sobre a auto sabotagem –aquela voz que fica buzinando na orelha que não vamos conseguir, que não é para nós etc  –eu não conseguia responder à voz. Não conseguia perceber o porque de ela estar ali. Além disso foi-me pedido para lhe dar um nome, eu não tinha nome para aquilo. Eu não queria dar um nome. E tive como "trabalho de casa" dar-lhe um nome. Eu não queria fazer aquilo. Até que eu percebi que para mim era mais fácil não dar um nome e ignorar a sua existência.   
Um outro momento foi quando eu sob o efeito de "procurar algo" relatei uma certa experiência. Ela ficou um pouco chocada, e começou a perceber que havia muita coisa para falar. Que tinha de sair de mim. Até esta sessão ela sabia que muita coisa tinha acontecido e muita eu ia falando aos poucos. Com a segurança que ela me passava. Na verdade foi uma sucessão de acontecimentos. Eu não me "curava" de um e logo tinha outra situação. Até que nessa situação ela me pede para responder –imaginando que essa pessoa estivesse na minha frente, e que não ia magoar ninguém. Eu poderia fazer tudo, respondendo, agindo em português ou francês – eu não consegui. Eu não conseguia agir de maneira alguma. Paralisei. Disse que depois eu resolvia isso, não naquele momento. Tanto ela como eu sabíamos/sabemos que sozinha eu não ia me "bater contra o problema" era ali naquele momento. Mas eu não o fiz, não quis fazer, quis ignorar o assunto. Primeiro por ter passado muito tempo, segundo aquilo para mim era ridículo. 
A parte teórica da perda de peso, eu sei e tenho consciência disso. A parte que eu acho que falha aqui, e é o diferencial que não vi em blogs ainda é a parte psicológica. A parte psicológica está ligada sim à perda de peso. É esta parte que eu preciso trabalhar. Não apenas trabalhá-la como cuidar dela. Tudo o que se passa no nosso dia-a-dia ou o mesmo o nosso passado, influência no nosso futuro. Para uns isto é ridículo, basta apenas fazer dieta e exercício físico. Primeiro dieta a pessoa vai faze-la e engordar depois que acaba. Para mim existe sim reeducação alimentar aliado a exercício físico que resulta. Mas não resulta totalmente se não houver apoio quanto à parte psicológica. 
E foi por isso que eu criei o meu próprio método. No inicio irei ficar sem acompanhamento por especialistas. Não é o melhor, não. Mas eu tenho um dedo podre para escolher médicos, prefiro começar agora por mim mesmo. Tenho uma lista de médico que quero consultar já (risos) cheguei a um ponto onde joguei tudo para alto mesmo. A hora é agora e é de mim que se trata. Sou eu que conta nesta história, se eu não cuidar de mim, ninguém mais cuida. 
Além da parte psicológica tem a parte espiritual. Na minha opinião anda tudo ligado. Tenho de encontrar a harmonia e o ponto de equilíbrio para tudo isto. O meu ponto de equilíbrio. 
Aqui vocês irão ver o meu dia, as receitas, artigos, desafios enfim tudo. As minhas alegrias e frustrações serão revelados aqui. Lágrimas e sorrisos também.  
Bom, espero ter vos apresentado bem resumidamente o que é este blog, e o que irá ser dele. Este blog não é somente meu, é nosso. 
Quem vai parar de mimimi e começar a fazer a sua reeducação alimentar junto comigo? Siga o blog para não perder pitada.  
Para mim a segunda-feira já chegou e para vocês? 
Um beijo e até ao próximo post. Estejam ligadinhos porque não vai demorar muito. O blog agora está no ar e bem ativo.
Ah... e FELIZ 2017.
Que todos os nossos desejos sejam realizados.

Unknown / Author & Editor

Aqui nesse blog vou esta tratando sobre o meu emagrecimento. Também vou compartilhar dicas pra ajudar nesse projeto. Vamos emagrecer juntas?.

0 comentários:

Enviar um comentário

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Distributed By Blogger Templates20